terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dicas de leitura por idade


   Presentear uma criança com um livro é algo maravilhoso mas muitas vezes não sabemos qual é indicado para determinada idade. Aqui estão alguns títulos selecionados por especialistas e indicados pela Revista Crescer.

A partir de 1 ano

Cocô no Trono, de Benoit Charlat (Ed. Cia. das Letrinhas)
  Ótimo para crianças que estão prestes a tirar as fraldas, este livro animado tem engraçados comentários sobre as fezes de alguns animais, mostrando em desenhos grandes e de traços simples. No final, mostra um pintinho 'que faz cocô na privada, sozinho, como gente grande' e todos os animais citados aplaudem o feito do pintinho (com efeitos de sons e pop-ups). Tem até som de descarga!



A partir de 2 anos

Oh!, de Josse Goffin (Editora Martins Fontes)
   À primeira vista, um peixe. Mas a página abre e oh! - ele vira um pato. O inusitado das metamorfoses é a graça do livro, feito só com ilustrações que surpreende e faz com que o leitor solte um Oh! depois do outro.



A partir dos 3 anos

Como começa?, de Silvana Tavano e ilustração de Elma (Ed. Callis)
   Cada coisa tem um jeito de começar: as
cócegas e as piadas provocam a risada; o bocejo avisa que o sono está chegando; a árvore começa embaixo da terra e o pintinho começa sendo ovo. Reflexões e observações singelas como estas acompanhadas de ilustrações do mesmo estilo feitas por Elma, dão origem a um livro tão simples, quanto encantador. Vai provocar na criança questionamentos que já estão em sua cabeça, mas ela não sabe como perguntar. O
livro ganhos o Prêmio de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil.





A partir dos 4 anos

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado e ilustração de Claudius (Editora ática)
   Uma menina pretinha, pretinha é a pessoas mais linda do mundo para um coelho. Ele faz de tudo para ser como ela: como jabuticaba, toma banho em tinta preta e se entope de café. Uma linda história de apreciação do diferente.






A partir dos 5 anos

Contos de Perrault, por Fernanda Lopes de Almeida (Editora Ática)
   Chapeuzinho Vermelho, O pequeno Polegar, A gata Borralheira, O Gato de Botas e outros contos publicados no século 17 pelo francês Perrault. Ilustrado por Elisabeth Teixeira, é uma boa chance para iniciar a leitura de clássicos.





A partir dos 6 anos

Memórias de Emília, de Monteiro Lobato
   Emília decide escrever suas memórias e chama Visconde de Sabugosa para ajudá-la. Usa e abusa da imaginação. Como ela mesmo explica, se contar realmente o que aconteceu, as pessoas vão perceber que a vida dela é igualzinha a de todos. Será?








A partir dos 7 anos

O Menino Maluquinho, de Ziraldo (Editora Melhoramentos)
   Alegria, carisma e esperteza em um menino bem maluquinho que cria sol em dias de chuva, abraça o mundo com as pernas, brinca com sua sombra, canta, distribui segredos. Com maestria, o autor trata de infância, felicidade e amadurecimento.





A partir do 8 anos

A bolsa Amarela, de Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga)
   Em uma velha bolsa doada por uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Lygia aborda os conflitos internos e externos da personagem, por meio de amigos secretos, fantasia e questões do mundo real. As reflexões ajudam os pequenos a dialogarem com seus conflitos. O texto segue solto.







A partir dos 9 anos

Fábulas de Esopo, tradução de Heloisa Jahn (Editora Cia. das Letrinhas)
   Dezenas de fábulas reunidas, como A Lebre e A Tartaruga, O Galo e A Raposa e A Cigarra e A Formiga, acompanhadas de elaboradas imagens de diversos ilustradores e sempre seguidas de uma moral da história. Honestidade, perseverança, cautela e outros valores.



A partir dos 10 anos

Pluft, O fantasminha/ O Dragão Verde, de Maria Clara Machado (Editora Cia. das Letrinhas)
   Este clássico de uma das mais importantes teatrólogas infantis conta a história de um fantasminha que tinha medo das pessoas. Em linguagem de teatro, da a criança a chance de entender de um jeito diferente o personagem.




Para encontrar mais dicas Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário